quarta-feira, 31 de março de 2010

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Presente cotidianamente a vida moderna, as TIC são utilizadas praticamente em todas as áreas curriculares para se obter informações e conceitos, elaborar trabalhos investigativos, desenvolver estratégias para resolver problemas, metodologias que facilitam o desenvolvimento de atividades dentro e fora da escola. Esses são apenas alguns exemplos que comprovam que a chegada das TIC na educação já é uma realidade, mesmo com algumas limitações.

Num breve histórico percebe-se a inserção gradativa das tecnologias na escola, que tem que se adaptar e desenvolver estratégias para melhor aproveitá-las.

Torna-se necessário não só introduzir tecnologias nas escolas, mas sobretudo, integrá-las numa perspectiva crítica que proporcione condições político pedagógicas para que educadores, alunos e comunidade compreendam e utilizem a linguagem das mídias, expressem o pensamento, dialoguem e desenvolvam a criatividade e a criticidade. (ALMEIDA, 2009)

Com a sociedade numa era “digitalizada” a escola não pode ficar inerte a essas mudanças. Só para exemplificar a sete anos, na “minha” escola (E.E.B. Santo Anjo da Guarda) , possuía apenas um computador para atender as questões administrativas. Hoje, além da sala de áudio e vídeo, temos uma sala informatizada com 22 computadores conectados a internet para o uso dos alunos e outros a disposição dos professores da escola. Isso torna necessário a mudança de postura do professor.

Nosso PPP já contempla (ainda de maneira restrita) o uso das TIC na escola, onde prevê um planejamento prévio das atividades a serem desenvolvidas para que não se perca o foco do ensino-aprendizagem. O objetivo não é dificultar mas sim tornar o uso das TIC bem aproveitado e produtivo. As tecnologias tem que ser parceiras do trabalho pedagógico e não substituta do professor ou para trabalhar furo com a falta deste profissional.


Os professores tem que ser melhor capacitados para essa nova realidade, alguns até já participaram de cursos, mas ainda é algo muito solto, é necessário uma formação continuada desses profissionais para que haja realmente uma inserção dessas tecnologias no dia a dia, que seja algo natural, contínuo e não fragmentado. Assim, teremos a tão esperada mudança e mais qualidade na educação.

SEBASTIÃO MENDES CARDOSO


SETTE, Sônia Schechtman – A tecnologia contribuindo para uma escola cidadã.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini – Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o comportamento de significados.

5 comentários:

  1. Sabe-se que a escola é a instituição que, oficialmente, prepara o individuo para a vida em sociedade, proporcionando-lhe a apropriação ativa e crítica do conhecimento historicamente constituído pelo homem. Além disso, é papel da escola oportunizar ao educando o desenvolvimento integral em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, o que tende a complementar a ação da família e da sociedade na formação da criança.
    Mediante a isso, acredita-se que é também papel da escola preparar o educando para acompanhar os avanços tecnológicos do mundo. E neste contexto, as TIC ocupam um lugar de destaque. Entretanto, o que se pretende não é apenas colocar o educando em contato com esse aparato tecnológico, mas ir além, possibilitando que o professor faça dessas tecnologias uma ferramenta pedagógica à disposição do processo ensino-aprendizagem, ampliando assim, os limites das disciplinas para conviverem com a evolução do pensamento e da tecnologia e conseqüentemente com a multidisciplinaridade.

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  2. As tecnologias são importantes para a nossa aprendizagem pois nos ajudam a vizualizar muitas coisas distantes da nossa realidade. No importa se é tv, dvd, computador ou acesso a internet. Esses instrumentos tem que fazer parte da escola no seu dia a dia.
    É isso ai...

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  3. Professora Jaqueline5 de abril de 2010 às 06:55

    As tecnologias, atualmente, fazem parte do cotidiano de toda a humanidade, independentemente de saber usar ou não, na saúde, no lazer, na informação. Na educação não é diferente, então cabe as escolas explorarem o uso correto e proveitoso desses instrumentos, que alem de todas as benécies,possibilitam o acompanhamento visual de épocas e eras passadas, o que possibilita o entendimento e compreensão de conteúdos não muito fáceis. Além de toda a ilustração que esses instrumentos nos trazem, a questão do tempo é de grande relevância, pois com o avançado ritmo de informações, é preciso que tenhamos meios de tentar acompanhar e mais ainda, participar dessa mudanças.

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  4. A Escola Santo Anjo da Guarda, na primeira reunião do ano em 2009, com os professores e o corpo pedagógico, destacou o uso das tecnologias na educação. Como a escola possui sala informatizada e profissional especializado foi debatido e elaborado um planejamento para o uso dessas tecnologias de maneira que essa alcance seu propósito dentro da educação.

    No final do mesmo ano, o tema foi debatido, momento em que a escola criou um site www.eebstoanjodaguarda.com.br. Também numa parceria com estudantes de jornalismo foi produzida uma matéria (vídeo) que circula na internet sobre a inclusão digital nas escolas, com a participação dos alunos destacando a importância das tecnologias na aprendizagem. Agora criamos um blog para facilitar ainda mais o relacionamento no mundo virtual entre alunos e professores, pais, enfim, toda a comunidade escolar.

    Segue abaixo os endereços eletrônicos citados:

    http://eebstoanjodaguarda.blogspot.com

    http://www.youtube.com/watch?v=rxn5eMukxXI

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  5. Nestes novos tempos com a informação cada vez mais veloz, necessário se faz a educação acompanhar todo esse ritmo. O uso das tecnologias tornam-se,então, ferramentas extremamente importantes no processo ensino/aprendizagem, haja vista que a escola precisa acompanhar todo o avanço tecnológico.
    Os alunos convivem com todos os tipos de mídia, assim não podemos ficar nos métodos antigos, seria uma concorrência desleal. Faço uma ressalva quanto ao uso das tecnologias no sentido de se fazer um planejamento adequado e não simplesmente usá-las para enrolar. O professor deve ser capacitado, bem preparado para utilizar corretamente para utilizar corretamente as novas tecnologias...

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